Alchimista - Saturday, December 28, 2024
Recentemente precisei de consultar uns artigos científicos, e para tal necessitei de aceder através da VPN da FLUP em linux, algo que não se encontra documentado. Após várias tentativas frustradas de configuração, e até porque tinha já configurado o meu acesso à VPN da FEUP de forma simples, bastando seguir as instruções fornecidas, reparo que na documentação de configuração em windows, o nome usado para a ligação de exemplo é "VPN FLUP SSTP". Volto a abrir as instruções para a FEUP, e reparo que aí é usado o PPTP em vez do SSTP.
Não vou entrar em grandes discussões sobre o porquê de num dos casos ter de me ligar por um método obsoleto e com problemas de segurança, e noutro através de um protocolo proprietário, deixo para alguém mais entendido. Talvez nunca tenham ouvido falar de OpenVPN.
Mas como configurar a VPN da FLUP no ubunto? Simples, instalando o sstp-client. Para tal, começamos por fazer o update do sistema com
$ sudo apt update >
$ sudo apt upgrade
e de seguida instalamos o sstp-client
$ sudo apt install sstp-client
Com a instalação concluída, vamos a Definições -> rede -> VPN e clicamos no + para adicionar uma nova VPN,
e selecionamos a opção Protocolo de tunelamento de socket seguro (SSTP),
e no menu identidade definimos o nome que pretendemos para a rede, adicionamos o gateway vpn.letras.up.pt e a credencial de acesso.
Clicamos em aplicar, e selecionamos a VPN. Na primeira ligação irá pedir a password da conta UP, e de seguida, a correr tudo bem, estamos ligados à VPN da FLUP.